FlashChem 2019

2ª Edição :: 2019

“Um flash sobre a Química” é um concurso de fotografia organizado pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), aberto a estudantes inscritos em Mestrados e Doutoramentos na área científica de Química e afins, assim como a jovens investigadores da mesma área. O concurso pretende sensibilizar para a importância da Química na sociedade atual, estimular a criatividade e promover um espírito de competição saudável através da prática fotográfica.

Esta 2.ª edição do concurso pretende celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e desafia os candidatos a enaltecer a importância da Tabela Periódica e dos Elementos Químicos nos dias de hoje através de fotografias originais.
O concurso está aberto de 20 de fevereiro a 26 de abril de 2019 .

Contamos contigo!


Regulamento Proteção de dados Ficha técnica

Prémios

1º lugar: inscrição gratuita no XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química e possibilidade de a fotografia ser capa de uma das edições do Boletim da SPQ.
2º lugar: submissão de um resumo extra no 7.º PYCheM (Portuguese Young Chemists Meeting), que terá lugar em Bragança em 2020.

Todos os participantes receberão um diploma de participação.
As fotografias mais votadas serão exibidas no XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, que terá lugar na Universidade do Porto, de 24 a 26 de julho de 2019.

Júris

 

 

Patrocinadores 2019

1.º Lugar. Fotografia “O poder do hidrogénio”, da autoria de Rita Figueiredo Pires, estudante de doutoramento no CQFM-IN e IBB, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Não é uma visão do Espaço ou um qualquer planeta distante, o que vemos é um balão de vidro. Pura química. Lá dentro, o hidrogénio estabelece pontes entre os braços tentaculares de um dendrímero de poliurea. O resultado é fascinante, uma fluorescência azul, intensa e intrínseca. O fenómeno raro, também observado na natureza durante a agregação de folhas β de fibras amiloides, é explicado pela deslocalização de eletrões através das pontes de hidrogénio. Não é um planeta, mas viajamos com o olhar. Elementos químicos destacados: Hidrogénio, Azoto, Oxigénio e Carbono.

Premiados

2.º Lugar. Fotografia “MOFs - as redes cristalinas do futuro para resolver os problemas do presente”, da autoria de Ana Daniela Gonçalves Firmino, doutorada do Centro de Química Estrutural (CQE), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Esta imagem mostra a morfologia bastante peculiar de um dos materiais híbridos, vulgo MOFs, que sintetizo e investigo. MOFs (ou Redes Metalo-Orgânicas) são polímeros de coordenação porosos com uma rede cristalina muito bem definida. Têm um comportamento químico muito particular: são “materiais-esponja” usados para a separação seletiva de todo o tipo de moléculas. Esta imagem é de uma MOF construída por um ácido fosfónico e um lantanídeo (6º Período da Tabela Periódica) como centro metálico. Elementos químicos destacados: Érbio, Fósforo, Oxigénio, Carbono e Hidrogénio.

Menção honrosa. Fotografia “Sete elementos, sete cores”, da autoria de João Avó, doutorado do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Nesta fotografia evidencia-se a fluorescência de sete compostos orgânicos dispersos numa matriz polimérica, constituídos por sete elementos comuns em química orgânica: hidrogénio, carbono, oxigénio, azoto, enxofre, fósforo e silício. Com apenas estes elementos, foi possível obter uma diversidade de compostos com fluorescência das sete cores do arco-íris e com aplicação em dispositivos luminescentes, células fotovoltaicas, sensores óticos e imagiologia de fluorescência.
Elementos químicos destacados: Carbono, Hidrogénio, Oxigénio, Azoto, Enxofre, Fósforo e Silício.

As fotografias foram exibidas no XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, que teve lugar na Universidade do Porto, de 24 a 26 de julho de 2019.

O GQJ parabeniza todos os participantes!